EPIs em Chapecó: o que você encontra na Disapar?

Publicado em
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os Epis, ou melhor Equipamentos de Proteção Individual ganharam mais destaque com a pandemia do vírus Covid-19. Cada vez mais discute-se sobre a importância de usá-los, e aqui em Chapecó, você pode contar com a Disapar para encontrar os melhores EPis para você. Mas, você realmente sabe a importância deles, além do respirador?

Botas e botinas que ajudam a proteger

As Botas de Segurança, Botinas de Segurança e mesmo Sapatos de Segurança são os calçados que ajudam a proteger os pés dos trabalhadores que, por algum motivo, estão expostos a riscos no ambiente de trabalho. Mas nem todas as botas e botinas são iguais ou fornecem a mesma proteção.

O melhor calçado de segurança a ser usado depende muito da atividade e do local de serviço e da correta avaliação dos riscos. Para alguns, pode ser evitar escorregões, tropeços, umidade, para outros pode ser evitar que objetos pesados possam cair nos dedos ou mesmo o choque elétrico. Por esses motivos, o uso de EPIs em determinados tipos de ambientes de trabalho é obrigatório. 

Na verdade, o Calçado de Segurança deve ser usado em todo ambiente de trabalho que ofereça algum risco de lesão e acidente para os pés do trabalhador. A principal função deste equipamento é manter os pés do trabalhador protegidos de qualquer perigo externo, como objetos cortantes, pregos, chão escorregadio, objetos caindo, evitar contaminação química, são muito utilizados em áreas como construção civil, cozinhas industriais, fábricas, indústrias químicas, montadoras, metalúrgicas, armazéns e distribuidoras – como a nossa.

Nossa equipe de expedição e logística não fica sem! Eles protegem os pés do trabalhador contra riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos e acidentes variados. A avaliação correta dos riscos é feita pelo técnico em segurança.

Veja nossa lista de calçados preferidos:

Vamos começar com uma botina de alta qualidade, da marca Marluvas, com bico de aço, veja aqui

Esse calçado é indicado, principalmente, para pequenas obras, área de produção e serviços gerais. A Padova também fornece calçados de proteção com alta qualidade. Essa é uma botina bico pvc nubuck, na cor caramelo. Veja aqui:

Também muito leve e confortável, pode ser usado em agroindústria, jardinagem, hortifruticultura, além de outras áreas.

Além dos calçados de segurança, então, podemos citar outros EPIs essenciais para a saúde do trabalhador:

Protetores auditivos

Os protetores auditivos protegem os ouvidos de ruídos, prevenindo futuros danos na audição. Existem os protetores mais simples, como esse da 3M:

É indicado para uso em locais com excesso de ruído (acima de 85dB), causado por serra elétrica, britadeira, furadeira, bate-estaca ou outros ruídos que possam ter num ambiente de trabalho.

O protetor auricular abaixo é tipo concha, também da 3M (encontre ele aqui): 

Esse modelo é isento de partes metálicas e é indicado para eletricistas e engenheiros expostos a situações com riscos elétricos.

Protetores faciais

Em muitas atividades, será necessário o uso de um protetor facial, para evitar o contato com partículas que possam vir até a área dos olhos e rosto. Esse da Carbografite é nosso xodó, por um precinho super amigo:

É ideal para proteção do rosto contra impactos e poeiras, sendo incolor para facilitar a visualização da área de trabalho. Para quem atua em atividades de solda, a proteção precisa ser ainda mais reforçada. Essa é uma máscara de solda da Weld Vision (veja aqui), de escurecimento automático de tonalidade variável 9 a 13 e com sensibilidade ajustável.

É um produto leve e confortável, com formato capacete, onde o operador não utiliza as mãos para segurá-la. Possui catraca ajustável e bandana estofada.

Respiradores

Nunca se falou tanto sobre a importância de respiradores, desde o início da pandemia do vírus covid-19. Mas, a verdade é que existem muitos tipos de respiradores no mercado, e que vão além da proteção do vírus:

Esse da ProtecFace PFF2 é descartável, pode ser usado contra o Covid-19, porque não possui válvula. Mas além disso, é indicado para proteção das vias respiratórias contra poeiras, névoas e fumos.

Para demais atividades profissionais, temos esse respirador da 3M. Ele possui uma alta durabilidade, porque possui peças de reposição, como filtros e cartuchos.

Esse outro modelo semi facial é da BLS, e protege as vias respiratórias contra a inalação de partículas sólidas, quando utilizado com filtros para partículas ou combinados, e contra gases e vapores, quando utilizado com filtros químicos ou combinados.

Luvas

A variedade de luvas disponíveis no mercado é grande, e existem modelos descartáveis e reutilizáveis. Um modelo reutilizável e útil para várias atividades da indústria é a luva raspa com reforço ca palma Disapar CA 38846 / Tam: 30CM. 

Essa luva protege as mãos do usuário contra agentes abrasivos, escoriantes, cortantes e perfurantes.

Esse outro modelo é nitrílico, confeccionado em latex, da Mucambo.

O uso desta luva é amplo, desde indústria alimentícia até acabamento de peças. 

Capacete

Para a proteção da cabeça do trabalhador, tem-se disponível no mercado diversos modelos de capacetes de segurança. Esse, é o H7000, da 3M:

A suspensão desse EPI se conforma à base do crânio, evitando pontos de tensão, trazendo maior estabilidade e conforto. É um produto que possui peças de reposição vendidas separadamente, o que proporciona mais economia, além de estar disponível em várias cores. Outro capacete que recomendamos é o Classe b branco, da Altiseg, disponível aqui.

Esse, é ideal para trabalhos em altura. Possui fixação jugular de três pontas, impedindo que o mesmo caia ou oscile, com adaptador para lanterna. 

Óculos

Nossos olhos também merecem proteção. Esse modelo da Univet é ampla-visão, com armação de plástico, transparente e cobre toda a região em torno dos olhos do usuário.

Se você precisa de um óculos mais básico, podemos recomendar esse da marca Kalipso também é transparente. 

E aí, aprendeu mais sobre a importância dos Epis no ambiente de trabalho? Aqui na Disapar, além de uma variedade ampla desses itens, oferecemos assistência técnica, como especialista em EPIs, que pode te ajudar a escolher o produto que trará o melhor custo benefício para sua empresa. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Em 2020, a Disapar Suprimentos Industriais, com matriz em Chapecó/SC e filial em Joaçaba/SC, iniciou um projeto de expansão que envolve a...
Você está preparado para pequenos reparos que podem surgir em sua casa? Tem conhecimento sobre as ferramentas necessárias para isso? Nesse texto,...
Na hora de renovar a cor do carro, ou mesmo fazer pequenos reparos na pintura, muitas pessoas pensam que fazer isso por...