Respirador descartável: você sabe como usar?

Publicado em
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Acompanhando os noticiários do Brasil e do mundo, é possível perceber que o novo coronavírus, epidemia surgida na China, tornou-se uma preocupação global, por conta da sua rápida proliferação. Medidas estão sendo tomadas pelas entidades governamentais para evitar que o vírus se propague, porém, algumas delas devem partir de nós mesmos.

Ações como lavar as mãos frequentemente, usar álcool em gel, cobrir a boca ao espirrar com o braço (e não com a mão – veja a explicação abaixo) e ingerir muitos líquidos. Além dessas, outra atitude que pode contribuir e muito para barrar esse vírus é o uso de respiradores descartáveis. Você sabe como colocá-lo corretamente?

Um respirador descartável tem a forma adequada para se moldar no rosto, e é isso que faz com que ele seja eficaz na prevenção. A marca de respiradores 3M recomenda o seguinte passo a passo para o uso correto:

Passo 1: Segure o respirador na palma da mão, com a espuma interna na direção da ponta dos dedos. As tiras elásticas devem ficar soltas, para baixo. Leve o respirador ao rosto cobrindo a boca e o nariz.

Passo 2: Puxe o elástico superior, passando-o pela cabeça e ajustando-o acima das orelhas bem no alto da cabeça. O elástico inferior deve ser passado sobre a cabeça, posicionando-o na nuca, abaixo das orelhas.

Passo 3: Posicione o respirador no rosto de modo a permitir um bom campo visual. Coloque as pontas dos dedos de ambas as mãos na parte superior do grampo de ajuste nasal (peça metálica). Usando as duas mãos, molde o grampo segundo o formato do seu nariz, empurrando-o contra a face ao deslizar as pontas dos dedos do centro para as extremidades de ambos os lados do clipe de ajuste nasal. Atenção! Utilize as duas mãos para apertar o grampo nasal. O uso de apenas uma mão pode causar um ajuste inadequado e um desempenho inferior do respirador.

Passo 4: Execute um teste de verificação da vedação antes de cada uso. Para verificar a vedação, posicione ambas as mãos cobrindo toda a face externa do respirador e inale com força, com o cuidado de não alterar a posição do respirador. Uma pressão negativa deverá ser observada dentro do respirador. Se houver vazamento de ar em volta do nariz, reajuste o grampo de ajuste nasal conforme descrito no passo 4.

Passo 5: Se houver vazamento de ar pelas bordas do respirador, reajuste a posição do respirador de acordo com os passos 2, 3 e 4.

Vale ficar atento a vida útil do respirador. Ele deve ser trocado sempre quando houver danos. Porém, em caso de vírus, onde nada é perceptível, o ideal é descartar após o uso.

Por que cobrir a boca com a parte interna do braço ao espirrar?

Na hora de tossir ou espirrar, o ideal é cobrir a boca com a parte interna do braço. Esta atitude, conhecida como a etiqueta da tosse, evita a contaminação das mãos, que é um dos principais veículos propagadores de doenças respiratórias. Uma vez com o vírus na mão, ele pode passar rapidamente para os objetos e inclusive para a mão de outras pessoas ao cumprimentarmos – por isso, lavar as mãos com frequência se torna tão importante.

Se precisar de respiradores ou de orientações de uso, entre em contato.

ARTIGOS RELACIONADOS

No dia 13 de maio, a Chapecoense e a Disapar Suprimentos Industriais formalizaram a parceria que vai levar a empresa a estampar...
Os Epis, ou melhor Equipamentos de Proteção Individual ganharam mais destaque com a pandemia do vírus Covid-19. Cada vez mais discute-se sobre...
Neste mês de maio, a Disapar recebeu da Bosch o troféu de ouro dos “Destaques CNB”, o Clube de Negócios da Bosch....